Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2012

Qual é o seu medo?

Dia desses levei meu irmão para jogar bola, era seu primeiro campeonato. Jogando com garotos da sua idade, por volta dos 12 anos, ele se destacava como o maior (sim, falo no quesito altura mesmo) do time, somente. O técnico o escalou como zagueiro, digamos que o guri não é dos mais habilidosos. É bem verdade que em seu time também não despontava nenhum craque. O time dele ganhou, mas o tato não jogou bem, mal pegou na bola, então perguntei: qual era seu medo? “Não queria que tocassem pra mim, tinha medo de errar, de alguém me xingar”, ele respondeu. Refleti por alguns minutos e lhe disse: você teria sido o melhor em campo se tivesse feito tudo o que teve medo de fazer.

Sem dúvidas, o maior de todos os erros é passar o tempo todo com medo de errar, distante até de pensar em tentar, temendo se frustrar ou, o que é pior, por imaginar o que os outros vão pensar caso você não acertar.

Agora é sua vez. Qual é o seu maior medo? Creio que o mais difícil é escolher apenas um diante de tantos que nos assombram. Medo da morte, da chuva, do escuro, de perder alguém, de não encontrar ninguém, da dor, de ser enganado, se não ser amado, de perder a fé... Mas não se sinta só, até a noite teve que acender as estrelas porque tinha medo da própria escuridão, já lembrava Mário Quintana.

Todos têm medo, e reconhecê-lo é um grande passo para superá-lo. Por exemplo, para a minha namorada disse, antes de iniciar o relacionamento, que temia o namoro, me entregar, amá-la, mas reconheci, dias depois, que pior que isso seria perdê-la por receio de amar. Hoje afirmo que perdi o medo para encontrar a felicidade ao seu lado.

Um grande amigo já dizia: “a oportunidade é um bicho peludo na frente e liso atrás, se ela passar e você não agarrar, você não a pega nunca mais”.

E o meu irmão respondeu a minha reflexão da seguinte maneira: “não vou mais me esconder do jogo por medo de errar, vou tentar e, se eu não conseguir, vou treinar para melhorar”. E que assim seja; porque no próximo jogo quero estar na arquibancada de novo, mas, dessa vez, vibrando com o primeiro gol dele.

Um comentário:

Gabi disse...

Fico tão feliz por você voltar a escrever! Fazia falta einh!

Tantas vezes deixamos de tentar algo que queremos por medo, ai o momento passa e não se pode mais voltar atrás!

A sensação do medo não deve ser extinta, pois nos deixa mais cautelosos, mas também, não podemos deixar nos dominar para que as oportunidades não passem sem ser aproveitadas.

Quando começamos a namorar, o medo bateu! Medo de errar, de não estar fazendo a escolha certa, de magoar...Tentamos, superamos...e não é que deu certo?! rs

Adorei o texo!
Amo você!