Páginas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A importância das palavras

Detentora de um poder incomparável, a palavra é capaz de transformar a vida das pessoas. Este agrupamento de letras ou fonemas, que unidos, dão significado a tudo, estão com toda a certeza entre as coisas mais importantes do nosso dia-a-dia.

Quando em forma de elogio, consolo, gratidão, esperança, amor ou humor, por exemplo, a palavra tem o poder de confortar ou voltar a dar uma nova alegria as pessoas. Pelo contrário, quando proferida em tom de ódio, pessimismo, arrogância, prepotência - a palavra pode magoar, enervar ou enfadar seus ouvintes.

Atualmente, o nível das palavras está baixando. Ficando evidente, principalmente nas músicas, que contribuem gradativamente para a poluição sonora nas estações de rádio. É o que acontece com o novo “hit” do momento: o badalado “créu”. A criação de novas palavras está a cada dia mais comum. A passagem da linguagem escrita para a falada não sai da mesma forma em muitos casos, ou seja, “você vai?” - virou “cê vai?”; “onde você estava?” - tornou-se “ondi cê tava?”.

A famosa linguagem virtual vem, infelizmente, ganhando relativo espaço - e os jovens são os que mais praticam esse novo palavreado. Em sala de aula, os professores frequentemente encontram em suas provas, redações ou exercícios, coisas como: vc, og, aki. Tal ocorrência na internet e, especificamente nas salas de bate-papo, pode ser compreendida. Mas em sala de aula é de mais!

Não é difícil perceber que as palavras têm uma importância incondicional em nossa vida. Basta sabermos articulá-las com muito discernimento para não chatearmos as pessoas que estão ao nosso redor e utilizá-las com maestria para retirarmos destas mesmas pessoas a mais bela entre todas as palavras: sorriso.

Nenhum comentário: