Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Perdendo um 'filho'


Usei este espaço para divulgá-lo, então, deveria também comunicar que não irão mais vê-lo por aqui. Sim, chegou ao fim o Programa Barco Escola, após 19 meses no ar, exibindo 18 episódios inéditos, produzidos pelos voluntários da Associação Barco Escola da Natureza, em parceria com o Canal NET Cidade.
Para quem não conhece a história do projeto, aí vai.
Quando iniciei meu trabalho como estagiário da organização ambientalista, em fevereiro de 2010, fui designado a continuar enviando, semanalmente, o informativo ambiental online da associação, denominado “Infonatureza”. Tive total liberdade para deixá-lo ainda mais atrativo aos olhos dos leitores que o recebiam por e-mail, sempre às sextas-feiras. Com informações relacionadas à temática ambiental, divulgando os principais acontecimentos a respeito, na semana, o boletim foi recebendo, cada vez mais, elogios. Até que o mais importante de todos veio acompanhado de um convite: fazer do Infonatureza um programa de televisão. A ideia foi de Patrícia Sanches, ex-coordenadora de produção do Canal NET Cidade, na metade daquele ano. Porém, com o projeto ainda em desenvolvimento, ela mudou sua função na empresa e o programa teve que aguardar o início de 2011 para voltar a ser discutido. O substituto de Patrícia, Dario Honório, abraçou a causa e iniciou os trabalhos junto à associação para colocar o “Barco Escola” logo no ar.
Como todo início, foi muito difícil. Além de algumas pessoas que já eram voluntárias da organização, chamei meus primos e amigos (mais tarde, até a namorada) para integrar a equipe. Tirando eu, ninguém com experiência em Jornalismo, mas todos apaixonados pela Ecologia. A NET ficou encarregada, além da exibição, de treinar a turma para as mais variadas funções na TV: produção, reportagem, cinegrafia, assistência e edição. Cada voluntário teve total liberdade para escolher sua área de maior interesse. Desde o começo, a coordenação do programa ficou sob minha responsabilidade por parte da Associação Barco Escola da Natureza. Pela NET, a princípio, o projeto foi coordenado por Fernando Furlaneti e, mais tarde, por Fernando Kai.
Tivemos 7 meses para elaboração das pautas e gravações das primeiras matérias. Até que, em 19 de julho de 2011, estrearia o Programa Barco Escola, que fixou sua exibição sempre às terças-feiras, às 19h30, nos canais 26 digital e 8 analógico da NET. Reprises em dias e horários alternativos também foram realizados pela emissora de TV por assinatura.
O “Barco Escola” iniciou sua exibição em Americana – SP e mais oito cidades que englobam a região. Com o tempo, houve interesse de mais municípios paulistas, com filiais do Canal NET Cidade, em retransmiti-lo, como: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá (ABCDM), municípios da Baixada Santista; além de Resende, no Rio de Janeiro.
Em novembro de 2012, o programa foi premiado no “6º Prêmio Ação pela Água”, alcançando a segunda colocação na categoria Sociedade Civil, temário Educação Ambiental. A premiação, que é considera o “Oscar da Água” para os ambientalistas, é realizada pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ).
Contudo, em fevereiro deste ano, o projeto teve que deixar a grade do Canal NET Cidade, pois a emissora teria que estrear dois novos programas em 2013, não tendo mais espaço para o “Barco Escola”.
Como um dos responsáveis pelo projeto, não poderia deixar de agradecer a equipe de voluntários que fez a ideia sair da pauta para se tornar um sucesso na telinha, com os episódios também muito compartilhados na internet, pelo site da associação e em redes sociais. Impossível mensurar os valores que o programa agregou em minha vida, trazendo experiência profissional, grandes amizades, aumentando meu conhecimento e amor à Natureza.
Para quem nunca assistiu ou deseja ver novamente algum episódio, segue a playlist com todos os programas gravados:

5 comentários:

Celis disse...

Que pena ! as coisas boas nunca são para sempre.

PAULO KRAIDE PIEDADE (PAULOFILÉ) disse...

Sou voluntário do Canal NET Cidade e gostaria de manifestar um desejo, que, este trabalho tivesse uma continuidade... qualidade, simplicidade, informações importantes, missão do Canal.. porque não continuar? Alô "Diretoria"... credita um voto "sim", de minha parte, para a moçada do PROGRAMA BARCO ESCOLA... GOSTEI!

PAULO FILÉ
VOLUNTÁRIO CANAL NET CIDADE

PAULO KRAIDE PIEDADE (PAULOFILÉ) disse...

Sou voluntário do Canal NET Cidade e gostaria de manifestar um desejo, que, este trabalho tivesse uma continuidade... qualidade, simplicidade, informações importantes, missão do Canal.. porque não continuar? Alô "Diretoria"... credita um voto "sim", de minha parte, para a moçada do PROGRAMA BARCO ESCOLA... GOSTEI!

PAULO FILÉ
VOLUNTÁRIO CANAL NET CIDADE

19 de fevereiro de 2013 18:35

Dayane Soares Vicente disse...

Parabéns pelo seu emprenho Juan! Cooperou essencialmente para o sucesso dele!
Foi um prazer participar das gravações, adorei a equipe e a experiência!

Sucesso!
Bjs

Dayane Soares Vicente disse...

*sucesso dele (do programa)