Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

‘Tesão pela vida’

Depois de quase 8 meses sem publicar neste espaço, senti-me motivado a voltar a escrever sobre um tema que sempre dominou os marcadores de “Quando falta pauta”: felicidade. Textos como “Ser Feliz”, “O preço da felicidade”, “Curta a vida porque a vida é curta”, “Os espinhos da imperfeição” e “Reflita” provam isso. Pois bem, a motivação se deu após assistir à entrevista do professor Clóvis de Barros Filho ao Programa do Jô (em 27/09/2013).
Na ocasião, Clóvis (que está lançando o livro “A filosofia explica as grandes questões da humanidade”, em parceria com Júlio Pompeu) contou que foi um menino muito nerd e infeliz até os 13 anos de idade, quando descobriu sua vocação para ser professor durante um seminário escolar sobre o petróleo.
O entrevistado afirmou que cada pessoa deve procurar o seu “tesão pela vida”, e explicou os benefícios desta busca para a sua própria realização pessoal. A entrevista emocionou Jô Soares e fez a plateia o aplaudir de pé.
Clóvis de Barros Filho é professor de ética na USP (Universidade de São Paulo), ama o que faz e ensina que nossa “potência de agir” pode ser a chave para a felicidade. Acho que ele me convenceu. E você, o que acha desta entrevista?

Nenhum comentário: