Páginas

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Seleção SPFC

Era domingo à noite, carente de futebol, depois do término do Campeonato Brasileiro e da Copa Intercontinental de 2024. Porém, o algoritmo do YouTube me sugeriu um vídeo com entrevista do “rei do merchandising” em programas esportivos, Milton Neves, que, por meio do Debate Bola, inspirou-me a cursar jornalismo para divulgar notícias sobre a maior paixão dos brasileiros. Diferente da maioria das outras indicações da rede social, gostei dessa, pois descobri como “Merchan Neves” fez do Craque Neto um comunicador de TV.

Coincidentemente, na semana passada, um primo me perguntou “como anda o mercado de reportagem sobre futebol”, e respondi que está cada vez mais saturado, porque os grandes veículos de comunicação passaram a contratar ex-jogadores e influenciadores, além de jornalistas. Ele retornou com a seguinte mensagem: “Sempre quando penso em você, em termos de profissão, fico imaginando que um dia vai conseguir estar no jornalismo esportivo”.

Revista PLACAR: Uma árvore no meio do caminho: além dos atletas do time adversário, quem joga neste campo de várzea no Brás tem a dura missão de driblar um alecrim-de-campinas. Isso mesmo. A árvore está ali, tal qual um volante, plantada próximo ao meio-campo. A foto de Alexandre Battibugli rodou o mundo e virou símbolo da paixão brasileira pelo futebol

Neste blog, já escrevi sobre meu amor pelo futebol, em especial, pelo São Paulo Futebol Clube (SPFC). Então, aproveitando o recesso de final de ano, resolvi buscar mais informações a respeito do que realmente eu queria e, talvez, para cumprir a “profecia”.

O Digital News Report 2024, por exemplo, revelou mudanças no consumo de notícias, com o declínio de plataformas como Facebook e X e o crescimento de redes que destacam vídeos, como TikTok e YouTube, onde criadores de conteúdo digital ganham mais espaço, enquanto a mídia tradicional enfrenta desafios para reconquistar a confiança do público.

Fiquei sabendo que o próprio Milton, recentemente, lançou o videocast 100 Mi Mi Mi, onde já entrevistou mais um ex-jogador que transformou em comentarista, Denílson Show. Também descobri que os três brasileiros com mais seguidores no Instagram têm uma característica em comum: o futebol. E li o artigo “Esqueça influenciadores. O futuro é curadoria”, do fundador e editor do Update or Die, Wagner Brenner.

No final da contas, com tantos “sinais”, pensei que pudesse ser a hora de tentar. Acordei nesta segunda-feira (23/12), tomei meu café sem açúcar, liguei o notebook e criei o Seleção SPFC, com o propósito de selecionar e compartilhar com são-paulinos e são-paulinas as principais notícias do nosso clube do coração.

Ah, mesmo se você não torcer pro tricolor paulista, ficaria muito feliz se puder acompanhar esse meu novo projeto em:

- instagram.com/selecao.spfc

- tiktok.com/@selecaospfc

- youtube.com/@selecaospfc

Em breve, farei minhas primeiras publicações por lá. Siga para conferir!

Nenhum comentário: