Páginas

sábado, 6 de dezembro de 2014

Adeus, minha ‘menina dos olhos’

Não gosto de pensar assim, mas reconheço que tudo na vida tem um fim. E não foi diferente com a única revista focada na biodiversidade brasileira, a Terra da Gente, que vai migrar todo o seu conteúdo impresso para a plataforma digital, democratizando cada vez mais a informação ambiental.
“Nossa revista, assim como a árvore, perde suas folhas, mas renascerá muito mais rica na tela da internet. Não como uma árvore apenas, mas uma floresta cheia de vida. Em janeiro lançaremos o maior portal da natureza para você. Um portal que o levará para as mais diversas partes de nosso país e do mundo. Um portal que já nascerá grande com praticamente todo o conteúdo do programa e da revista Terra da Gente e que crescerá a cada dia. Nele, além das fotos e textos, você terá vídeos de milhares de espécies de nossa vida selvagem”, afirmou, na última coluna “Observador” da TG, o diretor de jornalismo e conteúdo da EPTV, Ciro Porto.
A paixão pela escrita em papel não me deixa confortável para opinar a respeito da última revista; na verdade, gostaria mesmo que ela continuasse, interagindo com o programa de tevê e o novo portal. Porém, compreendo perfeitamente as prioridades da empresa.
Na editoria “Gente da Terra”, abastecida pelo amigo e editor da revista, Valdemar Sibinelli, consegui emplacar duas sugestões de pauta da organização ambientalista que trabalhei. O “luxo do lixo”, do companheiro de voluntariado socioambiental, João Osvaldo Oliveira Reis; e a “sede do verde”, do também voluntário ambiental, Etore Delaneza. Duas grandes reportagens sobre suas histórias de vida e trabalhos que desempenham a favor das causas ecológicas foram escritas pelo parceiro de profissão, que ainda me deu a oportunidade de estampar nas edições da revista que falavam sobre eles suas respectivas fotos. Grande honra, para mim!
A ‘relação de cumplicidade na defesa do nosso meio ambiente, da nossa terra’, estabelecida com o leitor na edição inaugural continua, além de na TV e na internet, também graças aos frutos brotados na terra fértil da razão e da emoção dos nossos leitores a partir das sementes de conhecimento e conscientização que, como diligentes semeadores, estamos espalhando durante todos estes anos. Semeadura que continua por outros meios, afinal, seja qual for o caminho, ‘a aventura de descobrir a vida’ não pode parar. Que o nosso lema sobreviva à revista”, lembrou o amigo Sibinelli, na coluna “Dedo de Prosa” número 128, deste mês.
Agora, entre o misto de tristeza com o fim da TG e a esperança de vida longa ao novo portal, minha única certeza é que a EPTV tem cumprido muito bem o seu papel quando o assunto é noticiário socioambiental mais acessível. Como bem recordou seu editor, a empresa mantém o objetivo maior anunciado em editorial na primeira edição da revista, em maio de 2004: “Mais do que nunca é preciso criar condições para a nossa convivência harmoniosa com os belos recursos naturais do nosso planeta. Para tanto é preciso conservar. Só conserva quem gosta e só gosta quem conhece”.

Nenhum comentário: