Páginas

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Pro dia nascer feliz

Que você possa fazer de cada dia de 2015 uma sexta à tarde, um sábado à noite, um domingo de manhã. Por que:
“Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é Natal...
Quando se vê, já terminou o ano...”
Esse trecho do poema O Tempo, de Mário Quintana, resume a correria da sociedade contemporânea, cada vez mais desatenta aos detalhes que permitem fazer de pequenos instantes grandiosas histórias.
Lembrando que a robótica trabalha muito bem sob a pressão de um tic-tac, já as doenças relacionadas ao estresse não deixam mais de 90% da população mundial viver da mesma maneira.
Apesar do sistema forçar a mecanização dos indivíduos, você sabia que as atitudes humanas estão em alta? Voltando ao exemplo industrial, os gestores têm buscado, para compor suas equipes, profissionais mais colaborativos, humildes, educados, resilientes, engajados em ações sociais, ativos na conservação do meio ambiente, enfim, que promovem, de fato, um mundo melhor.
Nas relações pessoais, vivenciando o auge da comunicação virtual, quem fizer diferente - estar presente -, terá maiores chances de constituir laços fraternos duradouros. Do contrário, tente ser feliz em um Amor Líquido, como desafia o sociólogo polonês Zygmunt Bauman.
Por que falei tudo isso acima? Pois, nos últimos anos, vi o tempo passar. Também me senti refém do relógio, deixei medos enfraquecerem sonhos, lamentei ausências, não valorizei como devia as coisas simples, desejava mudanças sem disposição para torná-las possíveis.
Contudo, neste instante, retomo o primeiro parágrafo deste texto para uma reflexão. Qual dia da semana, do mês ou do ano te deixa mais alegre? E por quê?
No meu caso, percebe-se que a escolha foi de períodos de um final de semana. Ambos me deixam contentes, cada um de forma muito particular, mas motivados, essencialmente, pelas datas que representam. Talvez alcançarei a felicidade diária em 2015 se vivenciar intensamente os momentos da mistura psicológica sexta/sábado/domingo, sempre com muito amor, menos ansiedade, mais esperança, saúde, trabalho e amizade.
O final de 2014 usei como piloto para testar esse objetivo para o próximo ano, o que comprovou sua eficácia. Sendo assim, reforço, com base em minha experiência, que qualquer dia pode nascer mais feliz se tornarmos a batida do nosso coração o relógio da nossa história. Afinal, somente esse pulso é capaz de nos fazer sentir vivos, e atentos aos demais sinais vitais.

Nenhum comentário: