Páginas

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Professor, você tem a força!

“Nossa, que alegria por te ver aqui! Sabia que a senhora foi importante pra escolha da área onde trabalho? Seus elogios aos meus textos e incentivo para eu ‘continuar contando histórias’ me fizeram optar pelo Jornalismo”, foram com essas palavras que abordei Iara, minha ex-professora de Leitura e Produção de Texto (LPT), em uma festa, há alguns dias.
Ela me deu aulas no Ensino Médio, entre 2006 e 2007 - no ano seguinte, já estava na faculdade -, e, só depois de oito anos, tivemos a oportunidade de nos reencontrarmos, quando pude agradecê-la por aquele apoio.
O mais engraçado é que hoje tenho a oportunidade motivar, em um Curso de Empreendedorismo Socioambiental, 50 jovens - de 13 a 17 anos - a seguirem seu propósito com o mesmo foco, força e fé que a Iara me orientou um dia, após analisar meu talento.
Minha função nesse projeto é apenas de auxiliar, vou mais para registrar jornalisticamente cada aula, por sua vez, a garotada - em sua maioria, discriminada por morar num bairro com alto índice de criminalidade - tem me chamado de professor, o que tem aumentado consideravelmente minha responsabilidade nas quintas-feiras à noite. 
Longe de ser um mentor da turma, objetivo apenas seu respeito e, por que não, amizade; alguém que quer ver esses garotos e garotas crescerem profissionalmente, valorizando suas aptidões, repeitando a natureza e as causas sociais. Acredito que melhor influência é a do educador, aquele que desempenha sua função de corpo e alma.
Mas quem sabe algum desses jovens não se torna um empresário com responsabilidade socioambiental de sucesso, sugestão de pauta encaminhada por mim aos principais veículos de comunicação do país? Como a maioria deles tem acreditado na possibilidade, só me resta continuar botando pilha na molecada! =P

Nenhum comentário: