Páginas

domingo, 22 de novembro de 2015

Dia de ser feliz

Hoje, você completaria 51 anos. Dos 24 que tive a oportunidade de conviver contigo, não me recordo de comemorações nesta data. Não que era contrário a esse tipo de festa, só nunca deu tanta importância como a maioria das pessoas, talvez por isso que não tomava a frente em uma organização dessa festividade e, o pior - na opinião da mãe - sequer lembrava-se de felicitar o aniversariante (quantos rachas não vi entre eles por isso...rs).
Mas confesso que nunca me importei em ver ela te cobrando para me parabenizar, quando estava em casa: “é aniversário do Juan, não preciso dizer mais nada, né?!”. Era mamãe que corria atrás de tudo para as minhas celebrações de infância, o trabalho dele não nos permitia tanto contato. E como o presente, quase sempre, era entregue antes, por que esperar por um parabéns? Na verdade, qual criança liga para a ausência desse voto?!
Enfim, se esse tipo de comemoração pouco lhe importava, para que escrever esse texto agora? Porque, mais que a data de seu aniversário, hoje é domingo - dia que passava com ele. Era quando íamos à missa de manhãzinha; depois assistíamos ao “Globo Rural”, “Siga bem, caminhoneiro” e “Esporte Espetacular”; almoçávamos comidas especiais, quando não preparadas pela mãe, buscadas em restaurantes; disputávamos partidas de videogame valendo a louça; jogávamos futebol e acompanhávamos nosso São Paulo; e ainda dava tempo de nos entreter com os programas do Faustão ou Gugu, antes de irmos dormir. É claro que não era sempre assim, às vezes rolava uma pescaria, pedalada, trilha na matinha, churrasco em algum parente, mas, a sequência de cima, penso eu, era a sua predileta.
Com esse cronograma de atividades, impossível aceitar quem reclame do domingo. “Dia da preguiça” é para quem não teve a oportunidade de curtir uma domingueira com a gente. 
A alegria do meu pai traduzia que em qualquer data era possível ser feliz, e não era a falta de um parabéns que diminuiria seu amor por mim. Te amo, hoje e sempre, minha estrela do céu!

Nenhum comentário: